"... Então, a água é que se transformou nos seres que existem em cima da terra e embaixo dela.
Está aí o pedacinho da geração, criação e formação. Porque não efeito sem causa. Se tudo gera, nasce, cresce e refloresce, é porque existe a causa.
A água dá a forma e os fluidos que estão dentro do calor compõem a forma. Está aí o porquê da razão de todos os feitos que existem nesse mundo; se não houver sol não há fluido e não havendo fluido não há geração.
Então, a água dá a forma e o fluido compõem a fórmula, pela sua maneira de agir, como forma elementar da geração, criação e formação.
Portanto, o mundo é composto de água, e por isso, tudo se derrete e tudo se acaba.
O vento, o ar, em sentido de alimentação. O ar alimenta tudo, mas o ar provém do calor, é o calor que dá a fórmula. Então, não havendo calor não há vento, o vento é gerado pelo calor, e por isso, não existindo calor não existe vento.
Tudo originou-se com a deformação da planície. Conforme foi se desligando cá de cima, foi entrando em forma diferente, e daí descendo cada vez mais, e conforme ia descendo, ia tomando forma diferente, quanto mais se distanciava da planície que está cá em cima, mais diferente ia ficando, e os seres que iam progredindo por conta própria, como já sabem, foram perdendo as suas virtudes, e essas, aí no mundo, deram origem ao foco de luz.
Esse foco de luz começou a esquentar e da planície começou a sair a resina, a esta resina da planície é que deu origem à terra.
Conforme ia esquentando, conforme o foco de luz ia esquentando a planície, ia saindo esta resina da planície, e com o tempo, com o calor do foco de luz, começou a empolar, depois de empolada, torrada, e com o calor do foco de luz, depois de torrada virou cinza cinza.
A esta cinza deram o nome de terra. A planície foi ficando mole, depois gomosa e foi se derretendo até que virou água; esta água penetrando na cinza foi ficando choca, apodrecendo, e daí, surgindo essa infinidade de micróbios, germes e vírus de todos os tamanhos, que deram origem à vegetação, aos animais irracionais e a tudo que existe em cima dela.
Portanto, tudo se originou da planície, a planície é a causa de toda essa essa formação microbiana.
Porque em primeiro lugar quem começou a descer foi a planície, em segundo lugar os habitantes que vinham progredindo por conta própria e foram perdendo as suas virtudes que deram origem ao foco de luz. Então, quem partiu para que desse origem a toda essa deformação foi a planície que não estava pronta para entrar em progresso, por isso se desprendeu da outra que está cá em cima. A água é que deu origem a tudo que existe, que se transformou em seres. Tudo surgiu da água, porque tudo surgiu da planície deformada.
Daí então, o foco de luz é que deu a causa e o efeito dos seres, e a terra é a água. a forma da origem dos seres.
A planície deformada de a forma e a origem dos seres. Então, tudo que existe é água. Água transformada em seres, e por isso, tudo se derrete, é tudo micróbio, germes, vírus, uma infinidade de ações, de massas condensadas para formação desse ou daquele ser..."
( 5Volume da Obra, Livro UNIVERSO EM DESENCANTO, autor RACIONAL SUPERIOR)