"E assim, vejam quantas fases já se passaram para lapidação do animal Racional. Todos sendo lapidados, até que chegasse a época da fase mais brilhante do Aparelho Racional. As fases são como o tempo, o tempo tem as suas épocas; épocas do calor, do frio, do outono, da primavera, e assim, tudo que está em degeneração, em decomposição, tinha mesmo que vir fazendo essas modificações. Na fase de monstros, eram uma coisa, na fase de primitivos selvagens eram outra coisa, na fase de selvagem mais adiantados, já eram outra coisa, e assim, uma infinidade de fases, uma infinidade de épocas, produzidas pela degeneração, por que tudo que vai se degenerando vai tomando fórmulas diferentes.
E agora, nesta fase de Aparelho Racional, e desta, de Aparelho Racional, para Racionais puros, limpos e perfeitos, no seu verdadeiro mundo de origem, vindo então a extinção das degenerações, chegando aquilo que eram. O que eram? Racionais puros, limpos e perfeitos, no seu mundo verdadeiro de origem, o seu MUNDO RACIONAL.
E assim, a Luz Racional iluminando todos, aparecendo para todos de um modo geral, anunciando a fase que estão passando, a fase Racional, a fase de Aparelho Racional, a fase mais brilhante da vida da matéria. A matéria teve o seu princípio e tinha que ter o seu fim, o mundo teve o seu princípio e tinha que ter o seu fim, por que na vida da matéria, tudo que tem princípio tem fim, tudo gera, nasce, cresce, refloresce e desaparece.
A vida da matéria, é uma vida, como estão vendo, de sofrimento e mais sofrimento, tormentos e mais tormentos, de desinquietação. É a vida de quem está em decomposição, e por isso, hoje é novo amanhã é velho, hoje presta amanhã não presta. É a degeneração, vai se degenerando, e voltando ao que era."